5 kg Malte Pilsen Belga
150g Malte Cristal (Castle Malt Cara 120)
20g Lupulo Galena 40 min
20g Lupulo Saaz 10 min
Fermento S-04
Água: 20lt + 10lt
60 min a 65°
5 min a 78°
70 min de fervura
5 dias no fermentador primário
7 dias no fermentador secudário
15 dias na garrafa
OG - 1.045
FG - 1.014
Bitterness: 31 IBU
Alcool: 4,1% ABV
Como primeira receita fui para o mais simples possivel. A cerveja não ficou ruim. Ficou um pouco fraca e um pouco doce, mas não estava ruim. No final das contas acabou sendo uma cerveja que cairia bem para acompanhar uma refeição, substituindo um refrigerante.
Problemas/Soluções:
O Malte Cristal entrou de gaiato nessa história, eu comprei 5kg dele sem saber o que fazer com ele e resolvi colocar um pouco pra ver o que faria, como foi muito pouco acho que acabou não fazendo diferença alguma. Ou quem sabe fez, a cerveja acabou ficando um pouco doce e bastante frutada, mas vai ser difícil ter certeza do motivo considerando que tem pelo menos duas outras possiveis causas:
1 - Tentei controlar a temperatura da cerveja sem desligar o fogo, apenas controlando a força da chama e mexendo bastante. Em alguns momentos a temperatura acabou subindo mais do que deveria, pode ser que tenha passado e gerado açucares não fermentaveis. A OG ficou abaixo do esperado (1.056), isso também pode ser devido a esse problema, mas acho mais provável que seja devido a moagem deficiente, como o parafuso que controla a grossura da moagem estava com defeito ela acabou sendo heterogênea e deixando uma grande quantidade de grãos inteiros.
2 - Como eu ainda não tinha um freezer, coloquei para fermentar em temperatura ambiente. A temperatura estava oscilando em torno dos 22°, assim não deveria haver problema, mas a fermentação foi absurdamente forte nas primeiras 24 horas cessando totalmente após pouco mais de 48 horas. Estou inclinado a acreditar que é uma característica do próprio S-04, mas a dúvida quanto a temperatura permanece.
O engarrafamento foi uma grande lambança o que me fez perder uma boa quantidade de cerveja, errei ao tentar sifonar com uma mangueira muito grossa e curta, o que fez com que o sifão enchesse de ar várias vezes até que eu acabasse desistindo e colocando a cerveja na garrafa com uma jarra com bico em funil. No final das contas não contaminou, então está tudo certo.
Para o primming fiz, com a ajuda do Tiago, um calculo para que eu tivesse uma solução de agua + açucar de 10ml por garrafa, facilitando assim a medição com a seringa. Para o cálculo nos baseamos na densidade do açucar, ficou assim:
7g/Litro = 4.3g por garrafa 600ml
4.3g = 2.7 ml (usando a densidade do açucar = 1.6 g/cm³)
2.7 ml de açucar + 7.3 ml de agua = 10 ml de solução
Multiplicando tudo por 40 doses fica 168 gr de açucar e 292 ml de agua, considerando que um pouco da agua vai evaporar arredondei para 300 ml. Esse calculo não é exato, afinal a densidade varia com a temperatura, mas enfim, deu certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário